Para ter ou preparar um churrasco perfeito, exige uma combinação de técnicas de preparo, escolha de ingredientes de qualidade e uma pitada de criatividade. O Brasil é um país muito tradicional nessa culinária, principalmente na região sul.
Contudo, existem muitas receitas diversas espalhadas por aí, algumas mais tradicionais, outras mais criativas, mas todas muito bem aceitas durante uma refeição feita em família. O mais importante durante o preparo dessas refeições, é uma brasa, e ingredientes de qualidade.
Além disso, o que não falta nesses momentos é felicidade e boas risadas. Por isso, aqui estão quatro receitas deliciosas que vão garantir o sucesso do seu churrasco, que são de dar água na boca. Para saber mais, continue lendo.
Picanha na brasa
Escolha uma peça de picanha de qualidade e faça cortes em forma de losango na gordura. Essa técnica serve para ajudar a selar a capa de gordura da peça e assim, manter o máximo de suculência nas fibras da carne.
Tempere com sal grosso em abundância, massageando bem a carne. Em seguida, leve à churrasqueira com a parte da gordura voltada para cima e deixe assar por cerca de 40 minutos, virando na metade do tempo.
Retire do fogo, fatie e sirva. Um bom acompanhamento para esse prato, é o famoso vinagrete e uma farofa bem crocante. A picanha, bem feita no churrasco, fica macia e suculenta. Sirva, de preferência mal passada ou ao ponto.
Churrasco de costela de boi no bafo
Comece temperando a costela com sal grosso, pimenta-do-reino e alho espremido. Para que ela asse bem, embrulhe a costela em papel alumínio, formando um pacote bem fechado. Depois, deve à churrasqueira em fogo brando e deixe assar por aproximadamente 5 horas, virando o pacote de tempos em tempos.
Para saber o ponto, vá abrindo o pacote aos poucos e espetando com a ajuda de um garfo. Quando estiver macia e soltando dos ossos, retire do papel alumínio e volte à churrasqueira para dourar por alguns minutos. Embora essa receita demore mais no seu preparo, vale a pena esperar. De acompanhamento, sirva com mandioca cozida e salada.
Espetinho de frango com bacon
O famoso franbacon, encontrado em muitos bares e restaurantes, pode ser feito em casa também. Para isso, corte peitos de frango em cubos e tempere com suco de limão, sal, pimenta e ervas a gosto.
Envolva cada cubo de frango com uma fatia de bacon e espete em palitos de madeira. Leve os espetinhos à churrasqueira e asse até que o frango esteja cozido e o bacon esteja crocante. Um clássico, que pode ser servido acompanhado de molho barbecue ou molho de alho.
Churrasco de cordeiro marinado
O cordeiro é uma carne que não é tão tradicional no churrasco da maioria dos brasileiros, mas é uma receita que também merece o seu espaço nessa lista. Para começar, tempere os pedaços de carne de cordeiro com sal, pimenta, alho picado, suco de limão e alecrim fresco.
Deixe marinar na geladeira por pelo menos 2 horas, preferencialmente durante a noite, de um dia para o outro. Leve a carne para assar na churrasqueira até que a carne esteja dourada por fora e suculenta por dentro. Um bom acompanhamento é o molho de hortelã e a salada grega com pão sírio.
Estas receitas são clássicas de churrasco e garantem sabores irresistíveis para uma reunião com amigos e familiares. Além deles, existem outros pratos clássicos e tradicionais em algumas regiões do país, mas essas são 4 das principais que vale a pena experimentar.
Aproveite o momento e experimente novos cortes de carne, teste novas combinações de temperos e acompanhamentos para deixar seu churrasco ainda mais especial!